Seguidores

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

As morcelas – primeiro enchido da matação

As primeiras peças do enchido a irem ao fumeiro são as morcelas, que são feitas no próprio dia da matação, por mãos sabedoras, respeitando a receita antiga. E… parece que é no tempero da tripa que reside o segredo deste enchido ;-)

Aqui as mulheres munidas das enchedeiras a encher as tripas com a massa que, quando enchidas, irão passar as morcelas para uma caldeira, para uma boa fervura.

14 comentários:

  1. Pela fotografia dá para perceber que as novas gerações tambem aprenderam e sabem dar cumprimento.Parabéns ás duas Sras.que tomaram conta desta função.

    ResponderEliminar
  2. É verdade Sr. Tavares. Felizmente na nossa terra ainda se vão mantendo algumas tradições antigas, mesmo que adaptadas à modernidade. É ainda costume ver mulheres jovens a realizar estas tarefas, mesmo a mais inglória (para mim) delas, que é a lavagem das tripas. Aproveito para desejar felicidades não só à Isilda e à Carla, mas a todas as mulheres jovens que aprendenram e não deixam morrer esta antiga tradição e, em especial, às que estiveram presentes na matação dos meus pais, a Ausgutinha e a Neves, que foram quem tomaram devida e cabalmente conta da tarefa.

    Beijos para todas :))

    ResponderEliminar
  3. Olá a todos.

    As morcelas de forninhos são, quanto a mim, as melhores que há, deve ser das mãos milagreiras das mulheres desta terra, que mesmo as mais jovens herdaram os saberes, e parece-me que os exibem com orgulho, parabéns por isso também.
    Estas morcelas depois de enchidas e escaldadas na caldeira como diz a Paula, são dependuras no fumeiro para enxugarem, e estão prontas para se colocarem no testo quente da panela de ferro, e bom apetite
    Já agora, para quem não sabe, quero acrescentar que estas morcelas, normalmente são feitas com a própria tripa do porco, que depois de bem lavadas no rio, com sabão e creio que depois com limão, dão um paladar especial á morcela.

    ResponderEliminar
  4. O dia da matação é um dia de muito trabalho para as mulheres mas de certeza que estas morcelas ficaram boas, pois lembro-me que antes de as mulheres encherem as morcelas fazia-se a prova. Colocava-se um bocado de massa na sertã e via-se se estavam boas de temperos.

    ResponderEliminar
  5. Parabéns às Senhoras das morcelas,pois estamos na época das matações,embora já nem todas as famílias as façam porque, como diz o Davide, é um dia de muito trabalho para as mulheres mas vale a pena só para comer as morcelas frescas.Em casa esperam pelas mulheres para comerem o petisco que os homens já têm preparado. Depois a seguir há a confecção das morcelas e á noite há a prova.
    Beijos todos.

    ResponderEliminar
  6. Em Forninhos ainda vai sendo hábito fazer as morcelas e é verdade que nesse dia as mulheres têm muito trabalho. Mas o trabalho começa logo no dia anterior quando se prepara tudo para o dia da matação. São dias de azáfama porque depois das morcelas nas varas a seguir trata-se das chouriças dos bofes e da carne.

    ResponderEliminar
  7. É, de facto, um dos costumes mais enraizados e significativos da nossa região.Basta lembrar que na geração dos nossos avós a maioria das famílias rurais alimentava-se exclusivamente do porco. As nossas morcelas são mesmo as melhores e o segredo deve estar mesmo nas mãos das nossas mulheres.

    ResponderEliminar
  8. Só sei que nossas morcelas são 5 estrelas.

    ResponderEliminar
  9. Ola a todos.
    É verdade, a tradição continua.A minha mãe no Sabado esteve a fazer farinheiras, pois eu não gosto de morcelas.

    Um abraço

    Diogo

    ResponderEliminar
  10. As nossas farinheiras também são 5 ***** e é bonito ver que não só a nova geração de mulheres forninhenses herdou os saberes, mas também que a geração do Diogo beneficia deste legado.

    ResponderEliminar
  11. Olá a todos.

    As farinheiras também estão entre os bons enchidos de forninhos. Estas farinheiras não se identificam muito com as que encontramos nos mercados, mesmo nos tradicionais, trata-se de uma farinheira que se identifica mais com alheira, mas, claro, com as mãos das forninhenses são especiais, eu gosto.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  12. A diferença entre alheira e farinheira sempre me fez confusão! Primeiro porque sempre me disseram que a farinheira não leva pão, mas sim farinha de trigo, portanto, as nossas farinheiras não seriam farinheiras, mas alheiras!! No entanto, a dúvida não se desfez, pois a alheira é um enchido composto por uma mistura de carne de vitela, com carne de animais de capoeira, desfiada e à qual se juntam as gorduras do porco, pão trigo ou centeio. As mais famosas são as de Mirandela, mas para mim não há como as nossas farinheiras, principalmente as da minha mãe :)) São divinais!

    ResponderEliminar
  13. Gostei muitíssimo desta história das morcelas, embora não me veja realmente a fazê-las...Já agora como se come esta iguaria? Cozinha-se com alguma outra coisa?...é que eu nunca comi, mas fiquei com muita vontade.

    ResponderEliminar
  14. Tradicionalmente as morcelas da nossa terra são um enchido que quando ainda frescas estão prontas para serem colocadas no testo quente da panela de ferro e assim serem servidas (tal como é referido no 3.º comentário supra). Mas a Susana poderá assá-las ou fritá-las e acompanhar com batata cozida e grelos, tudo regado com bom azeite. Também pode substituir a batata cozida por batata tostada (batatas tostadas por fora e cozidas por dentro).

    Estou a lembrar-me que os restaurantes onde se pode almoçar diariamente (mesmo os da nossa região) repetem as mesmas receitas 15 ou 20 vezes e bem podiam incluir estas preciosidades regionais.

    ResponderEliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.