Seguidores

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Exposição de Ferramentas de Carpintaria

Hoje trago-vos uma pequena exposição de ferramentas de carpintaria utilizadas na "oficina" de carpintaria do meu tio António Carau no século passado, incluindo, serras, plainas, o metro, a antiga banca de carpinteiro, moldes, etc., onde se construíram muitos carros de bois, ferramentas agrícolas de madeira, vasilhame, soalhos, portas, janelas, caixilhos e até móveis da época.







Que esta “exposição virtual” sirva para que os mais novos tenham uma vivência como isto era antigamente (comparando com as modernas maquinarias) e quem sabe desperte consciência de quem de direito para que num futuro bem próximo possamos ter em Forninhos um espaço físico que possa preservar este e outro espólio que nos deixaram e que nos permita divulgar esta e outras artes tradicionais.

2 comentários:

  1. Olá a todos.

    É com muita pena que vejo estas ferramentas desaparecer pouco a pouco, por vezes passamos em localidades e vemos que os seus utensílios agrícolas e domésticos, são guardados religiosamente. Vemos também em muitas casas típicas, como dispõem algumas peças como: cangas dependuradas nas paredes, rodas de carros de bois e até carros, arados, noras etc. Achamos muito bem, e ao que temos perto de nós, não ligamos patavina, é pena.
    Já aqui foi escrito e voltado a escrever, e nunca será demais lembrar esta nova geração, que têm o dever moral de passarem o testemunho dos seus ascendentes aos seus descendentes, da reviravolta que as ultimas décadas proporcionou nas sociedades.
    Quanto a mim estes, e outros utensílios são o melhor testemunho para transmitir á nova geração.
    Eu sei que os jovens de hoje, não estão muito sensibilizados para sentimentalismos mas quando chegarem á minha idade, (66 anos) vão ver, sentir, que recordar também é viver.

    Um abraço a todos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. É também com muita pena que vejo que as ferramentas de antigos ofícios são destruídas e abandonadas em monos e que nada está a ser feito para a divulgação, promoção e preservação deste património, ainda mais quando Forninhos até tem todas as condições para criar um espaço cultural para exposição destas ferramentas de carpintaria, agricultura, pastorícia, resina, moleiros, teares antigos, lagares, etc. que poderiam ser uma verdadeira mais valia para o turismo e não só… estas exposições que poderiam ser de simples alfaias agrícolas, ferramentas de antigas profissões, fotografias antigas, etc., poderiam ser realizadas, a baixo custo, ao Domingo.

    Por exemplo, exposição de ferramentas de carpintaria não seria de difícil de execução,bastando para tal falar com o proprietário (que está receptivo), bem como acredito que outras famílias também o estariam para ajudar a angariar espólio que só valorizaria as nossas raízes e o trabalho realizado por muitas gerações de forninhenses.Seria,pois, uma forma de homenagem a esses seres humanos (muitos já não estão entre nós) e também, como digo, de os mais novos terem uma vivência de como era antigamente.

    ResponderEliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.