Seguidores

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Forninhos: 18-JULHO-2010

Ontem, dia 18 de Julho, festejou-se mais uma festa, no dia que pertence, no calendário litúrgico, a Santa Marinha, Padroeira da aldeia de Forninhos. Este dia começou por ser assinalado, por volta das dez horas, para dar início à missa em honra de Santa Marinha e festa da catequese, que se realizou na Igreja Matriz da nossa paróquia.


Vamos mostrar alguns momentos da Procissão de Santa Marinha a percorrer as ruas da aldeia:

Está pois iniciada a Procissão que vai percorrer as ruas que ligam a aldeia e volta ao ponto de partida:

A tradição leva a reviver com a noção de que sempre foi assim...e o andor da Virgem Santa Marinha voltou a ser transportado pelas raparigas solteiras, tal como manda a tradição.

Neste dia as colchas derramam a sua brancura como bênção fresca nos passeantes.

Regressa-se ao ponto de partida, a Igreja que hoje abriu as suas portas para que a festa se fizesse, como sempre se fez, com o Povo e a Santa que adoptou para sua Padroeira.

A Junta de Freguesia de Forninhos, levou a efeito também neste dia 18 de Julho um evento/comemoração/convívio, comemorando-se, assim, pela 1.ª vez o "Dia da Freguesia de Forninhos":

Na melhor “sala” da Freguesia, com uma tarde muito quente, começaram a aparecer as pessoas e o Largo da Lameira voltou, mais uma vez, a encher-se de gente e de vida. Pela "reportagem" se vê a qualidade da organização e da gente que aderiu com entusiasmo, tudo isto, para além do convívio, teve o propósito de angariação de lucros para as diversas Instituições e Associações da nossa aldeia, apenas com excepção da Comissão de Festas da Nossa Senhora dos Verdes.

Também este grupo de "jovens" do Centro Social e Paroquial de Forninhos decidiu “pôr mãos à obra” e ensaiar algumas cantigas populares “para ver o que aquilo dava” e não se saíram nada mal, não Sr. ;) Com instrumentos populares, bombos, pandeiretas e ferrinhos, começaram as cantigas:






E quem disse que não há bons vinhos em Forninhos?







Os provadores provaram e decidiram que o prémio de melhor vinho da aldeia vai para o Agostinho Lopes; seguiu-se o do tio António Cavaca (2.º Lugar) e o do Sr. Adriano Moreira (3.º Lugar). Esta prova de vinhos foi iniciativa da A.R.C.Forninhos.


E a festa continuou... este pequeno registo foi feito até às 18h30 e com o intuito de chegar a quem não pôde estar presente neste dia tão nosso.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.