Seguidores

quarta-feira, 27 de abril de 2011

LARANJEIRAS FLORIDAS

Como estamos no final da floração das árvores de fruto e esta é das últimas a florir, vamos falar das laranjeiras em flor:

Esta árvore citrina, não é típica da nossa região, só vinga em lugares mais abrigados.

É uma árvore que se dá bem em clima temperado e húmido como é o sul do nosso país, aqui é frio e seco, no entanto, as pessoas gostam de ter uma no seu quintal; esta é do meu.

Hoje, o conhecimento está ao alcance de um clik, como todos sabemos, mas há coisas que não se conhecem com cliks ou enciclopédias, como o odor intenso destas flores, o zunidouro das abelhas em seu redor, o aroma agradável das folhas e a beleza destas árvores que não se despem de folhas e mantêm o seu fruto até ao novo ciclo.

7 comentários:

  1. As laranjeiras são umas árvores que neste mês nos chamam à atenção pelo seu perfume. O tio Ismael tem à sua porta uma, encaixada junto à parede, que está tão bonita…muito florida, digna de ser apreciada. A tia Aida também tem uma no seu quintal. A família Guerrilha também possui uma. Vale a pena passar e parar no Outeiro para ver o que está mesmo à mão de admirar, sentir o bailado das abelhas e sentir que a natureza é soberana em beleza.
    Na Primavera o que eu acho mais belo ainda são as árvores floridas, as mimosas e os malmequeres selvagens dos campos.

    Saudações Floridas

    ResponderEliminar
  2. É isso mesmo amigo Ed. Santos, por muitos cliks que se possam fazer ainda não se consegue sentir o aroma que essa bela arvore emana, agora está a chegar o 3D mas mesmo assim o real não tem nada que se lhe compare, como a minha terra é mais a sul tenho algumas laranjeiras e limoeiros, só é pena a laranjeira não ser como o limoreiro que produz o ano inteiro, não é só o fruto da laranjeira que é muito apreciado, o chá de laranjeira é um optimo calmante e sabe mesmo bem.

    ResponderEliminar
  3. Boa noite.
    É verdade, sentir o cheiro e o aroma destas árvores de folha perssistente, é uma maravilha. Sim, digo isto porque no meu pequeno quintal " Pomar", tambem tenho três ou quatro lindas árvores deste citrino.
    Ao florirem, nesta época do ano, emanam um bom perfume, pena ainda serem pequenas, não são tão grandes como as do Senhor Ed. Santos, mas é um grande prazer meu collher uma dessas frutas e saborealas no próprio local, "junto á arvore", como a nossa grande colaboradora já teve oportunidade de verificar.
    E mais, adoro o meu quintal, tem tudo... até cerejas, num local destes!!!!!

    ResponderEliminar
  4. Olá!!!
    Por aqui e normal ter vários tipos de laranjeiras no pomar...aqui em casa temos tres, e no rancho lá no campo um pomar cheinho delas...estamos no tempo de nos sentar debaixo das laranjeiras e nos fartarmos, suco natural todos os dias...hummm!!! é muito bom!
    abraços
    Tina (MEU CANTINHO NA ROÇA)

    ResponderEliminar
  5. No quintal da casa dos meus avós maternos havia/há uma velha laranjeira. Se calhar por não haver, ao tempo, muitas laranjeiras em Forninhos, as laranjas do quintal dos meus avós, apesar de um bocado amargas, comiam-se como se tratasse de uma guloseima.
    Às vezes é assim…basta uma fotografia, um cheiro, para nos apercebermos como há coisas que foram importantes para nós.

    ResponderEliminar
  6. Muito boa tarde a todos.
    Pois é, amigos serip, quando se tem uma arvore no quintal, seja laranjeira, pessegueiro ou cerejeira, a que sabemos dar o valor e desfrutar o prazer que estas nos proporcionam quando, ao acompanhar, desde a floração ao colher o fruto.
    Não há fruto que saiba tão bem, como aquele que se colhe diretamente da árvore, mas isso, claro, é um privilégio de quem pode ter um quintal junto da sua habitação.
    Eu também tenho um pequeno onde moro, mas dá para ter a laranjeira, uma cerejeira, dois pessegueiros, uma ameixoeira e uma parreira de kiwis, que me proporciona, alem de uns frutos saborosos, uma sombra fabulosa.

    ResponderEliminar
  7. É verdade, por mais bonita que a fruta apareça nas bancas, nunca é tão saborosa como a que se colhe à beira da árvore, sejam laranjas, macãs, ameixas, cerejas ou outra...só o cheirinho!
    Nós que crescemos nas aldeias, na época das cerejas e dos cachos (uvas) juntávamos-nos para "roubar" aquela cerejeira ou "assaltar" aquela vinha e não é que a fruta tinha um sabor diferente? Se calhar por isso dizem que "o fruto proibido é o mais apetecido", porque na verdade o proibido sabe melhor, nos satisfaz e arriscar faz parte da vida.
    Dizem também as tradições da antiguidade que todas as flores têm um significado e isto já referi no Post “Alecrim – Planta da Alegria”.Na linguagem das flores, a flor de laranjeira é uma flor que significa pureza, virgindade, simboliza a beleza feminina, por isso, tem tradição de ser utilizada nos ramos de noiva.
    Por último, a flor de laranjeira, tal como outras flores e plantas também faziam parte do reportório de cantigas da nossa terra:

    Nossa Senhora dos Verdes
    A tua Capela cheira
    Cheira a cravos, cheira a rosas
    Cheira a flor de laranjeira

    ResponderEliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.