Seguidores

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Eleições Autárquicas 2013

As eleições autárquicas já lá vão há tempo suficiente para escrever algo digno sobre os resultados obtidos...e, no entanto, os resultados a nível nacional provam que, no momento de decidir o povo escolhe quem acha que tem melhores qualidades para construir um país melhor e, isto é bom, é democracia.


Joaquim Bonifácio foi o eleito para a presidência da Câmara Municipal de Aguiar da Beira, durante o acto eleitoral que decorreu anteontem.
O candidato Independente obteve 50,99% dos votos contra 44,55% do candidato do PSD, Fernando Pires. Na Assembleia Municipal os Independentes também alcançaram Vitória. E nas Assembleias de Freguesia conquistaram as Juntas de Aguiar da Beira/Coruche; Cortiçada, Dornelas, Eirado e Pinheiro. Por seu lado o Partido Social Democrata ganhou as Juntas de Carapito, Forninhos, Penaverde, Sequeiros/Gradiz e Souto/Valverde.
Um dado curioso destas eleições prende-se com a presidência da Freguesia de Forninhos passar a ser assegurada por uma mulher, o que sucede pela 1.ª vez na história da democracia forninhense. Saudamos os novos eleitos com votos que não esqueçam de concluir, para já, a obra do "Largo da Lameira"- uma promessa do programa sufragado há 4 anos e que ficou por cumprir. É o mínimo!
Parabenizando Joaquim Bonifácio, juntamente com os seus companheiros de Câmara, faço votos que não esqueçam Forninhos, porque acima de quaisquer cores partidárias, estratégicas políticas, credos ou crenças, o que nos une é o futuro desta terra. JUNTOS "Pela nossa Terra. Pela nossa Gente" vamos fazer um concelho melhor.
Esta foi a candidatura que ousou erguer a bandeira verde, de ESPERANÇA, o mais alto possível e a verdade é que o conseguiu! 

Fonte: http://expresso.sapo.pt/eleicoes-autarquicas-2013

19 comentários:

  1. Bom dia.
    Diversas pessoas devem ter andado expectantes sobre o que aqui se iria escrever sobre o rescaldo das eleições autárquicas e à semelhança da maior parte do país, a Câmara e Assembleia de Aguiar da Beira ter mudado de cor política.
    Haveria motivos para alguns nos vangloriarmos dos resultados, mas contrariamente ao esperado, o texto acima, é bastante conciliador e comedido, depositando Esperança no que o futuro nos reserva.
    Houve vaidades pessoais que se sobrepuseram à missão que compete a um autarca e o tombo foi enorme. Talvez assim se aprenda a palavra humildade e solidariedade.
    Honra aos vencidos e glória aos vencedores!
    Aquando do fecho das urnas liguei para Forninhos afim de saber novidades, Alguém me disse:
    - Olha, o mundo está maluco, imagina que quem perdeu anda nas ruas a festejar (por causa da vitória na Câmara) e quem ganhou (na Junta) já se fechou em casa. Sintomático.
    Que o trabalho que aí vem seja célebre e honesto, em prol de todos!

    ResponderEliminar
  2. …uma vitória com sabor a derrota…triste terra a nossa, onde não há anseio pela mudança!
    Já diz o povo: com papas e bolos se enganam os tolos...
    Mas agora que a escolha está feita, há que arregaçar as mangas e desenvolver a freguesia.
    Pelo menos a Câmara mudou. Aleluia!
    Ao longo de décadas o anterior Executivo condenou o nosso concelho ao abandono. Foram feitas algumas obras básicas, mas muito ficou por fazer e, portanto, agora é altura de pensar numa coisa chamada "turismo", visto ser a única hipótese para as nossas aldeias e Forninhos é, sem dúvida, aquela que mais potencial tem!
    Cabe também à nova equipa da Junta de Forninhos pensar de verdade no tal “Forninhos com Futuro”. Unir o povo é quase impossível (por mim falo) já que nos últimos 4 anos tudo fizeram para desunir os forninhenses, incentivando-os a não colaborar com o blog dos forninhenses, embora todos o leiam!
    Mas não quero falar mais do passado…se acharem que o blog tem servido Forninhos, adicionem-no à lista de favoritos e participem de forma útil, se não quiserem estar ao nosso lado, “no problema” nós por cá continuaremos sempre com as melhores ideias para desenvolver a nossa Terra!
    Pela Nossa Terra.
    Pela Nossa Gente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Paula.
      Não estou de acordo quando dizes que desuniram os forninhenses encentivando-os a nao escrever no blog, mas antes pelo contrario, este blog tem levado FORNINHOS pelo mundo fora, e ninguem ainda o destruiu, e se cá nao escrevem, não será por partidarismo, mas sim por outros motivos que me abstenhos de dizer, mas cada um pensa como quer, mas no entanto, se nao gostassem ou não o valorisassem, tambem o nao vizitavam.
      Continua com a mesma linha de orientaçao, que assim, ninguem te pode tirar o mérito que este blog já alcançou.

      Eliminar
    2. Sr. Eduardo,
      Vamos esclarecer aqui uma coisa: em Novembro de 2009 andou a circular um email, que dizia para não participarem no blog dos forninhenses. A pessoa que o enviou é tão responsável como quem o recebeu e aceitou!
      Esta conversa que não é/ foi por partidarismo é para quem não está bem informado, o que não é o meu caso.
      Alguns, sim, não será por pardidarismo e maledicência. Outros, pura e simplesmente, é por partidarismo e se lhe dizem o contrário, lamento, porque então o uso descarado da mentira e do engano e até da cobardia é a doutrina dessa gente!
      Nunca imaginei que pudessem desligar esta fonte que tem brotado com abundância, mostrando o que é nosso. Este espaço se tem levado Forninhos para fora, à disposição de todos, foi graças a quem ama Forninhos e não um partido!
      Eu vou continuar com a mesma linha editorial e se deixo aqui os resultados das eleições autárquicas é porque tal também diz respeito a Forninhos.

      Eliminar
  3. A democracia também se gere pela liberdade de escolha pelos cidadãos, das pessoas que querem á frente do destino coletivo duma comunidade. Quando se escolhe o Governo de um país, temos em conta os partidos políticos, quando se trata de autarquias, podemos e devemos escolher as pessoas, independentemente das suas orientações partidárias, mas sim no conhecimento pessoal das personalidades que queremos eleger, não só pela pessoa mas também pelo trabalho demonstrado e de tudo o que o envolve.
    Erros estão só em quem os vê e não em quem os pratica, por isso o povo é soberano para julgar e eleger quem achar melhor e quer á frente dos destinos da sua comunidade.
    Não podemos de modo algum, apontar erros a quem quer que seja, só porque o povo não elegeu quem queríamos, devemos sim, apoiar as novas equipas e colaborar, dar as mãos e procurar o melhor para o futuro da nossa terra, é esse o lema que nos deve orientar, e daqui a quatro anos julgarmos o trabalho realizado.
    Povo de Forninhos e Concelho de Aguiar da Beira, esqueçam as divergências políticas, vamos trabalhar em conjunto e colaborar todos para um futuro melhor, FORNINHOS MERECE.

    ResponderEliminar
  4. Quando há eleições em Forninhos, a população fica dividida, como se tratasse de um jogo Benfica-Sporting, o que muito me entristece muito; numa freguesia tão pequena, deveriam estar todos unidos, respeitando as ideias de cada um, pois só assim haverá democracia.
    Recordo-me que no meu prédio em tempos morou o Francisco Sá Carneiro com o filho e, em frente à sua porta, habitava um pessoa ligada ao Partido Comunista; davam-se lindamente.
    Desejo glória e trabalho para os vencedores e honra e oposição construtiva para os vencidos.
    Viva Forninhos - Aguiar da Beira!

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde.
    Digo boa tarde por no primeiro comentário já ter dito bom dia, mas algo aqui transparece em determinadas frases que me incomoda.
    Quem por aqui anda, neste "Livro" autêntico e genuíno, dando no dia-a-dia, opiniões, ideias e construtivas, tentando escrever a história de quem cá nasceu e de outros que tiveram a felicidade de por ela serem adoptados, têm obrigação de saber o quão sério é este trabalho.
    Em cada opinião, há, queiramos ou não, um ponto de vista diferente, daí a palavra opinião, algo pessoal.
    Julgamentos, são no final dos trabalhos de quem com responsabilidade assumida, a tal se propôs. Ou por missão ou por vaidade.
    Findo um mandato, é como nas vindimas...até ao lavar dos cestos... Quem não quer, não se põe a jeito. Entendidos?
    Tantos sonhos foram vendidos em pacotes de vaidade, tanto dinheiro recebido e gasto, vindo de contribuintes e particulares, aonde pára?
    No Largo esventrado da Lameira ou outras tantas coisas. Quais?
    Sonhos, gosto dos da doçaria no Natal, não destes que na continuidade do bolor, qual Porto Vintage deverão durar mais quatro anos.
    Não quero parecer lunático ao acreditar em tantos milagres, basta olhar para o passado recente.
    Enquanto puder e entenderem como oportuno, aqui irei continuar, cada vez mais motivado e orgulhoso, neste Intercontinental Blog dos Forninhenses e quando tiver de chamar ou apontar o que em meu entendimento devo fazer, as pessoas têm nome e por elas chamarei, como já o fiz, correndo riscos de ameaças e avisos velados.
    Sem me abster, ao contrário de alguns, do que quer que seja, pois não procuro projecção pessoal.
    Se aqui alguns nos visitam, será para utilizarem o que não lhes pertence, a isto se chama utilizações abusivas em proveito pessoal, o da vaidade. Mas vaidade
    aqui é trabalho, sério, muito sério!
    Nesta missão por algo em que acreditamos e amamos, Forninhos!
    Bem vindo quem vier por bem.
    Abraços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom, amigo chico, eu creio que Forninhos ganha mais com pessoas que por cá passam e ficam do que com aqueles que cá nasceram e abalaram. Mas isto é um assunto para meditação, um bem que devemos utilizar.
      Eu por exemplo; e digo-o porque falo de mim, tive a “felicidade” de ser adotado pelas gentes de Forninhos, pelas gentes da minha geração, mas é uma felicidade que as gentes de hoje não entendem, muito bem…
      Trabalhei fora de Forninhos, não herdei, mas investi aqui parte das minhas economias, e se todos os que aqui nasceram e herdaram, investissem cá também um pouco como eu fiz, e mais alguns que até por cá ficaram e fizeram a sua vida, possivelmente Forninhos hoje não seria tão desertificada.
      Como já deve ter entendido, eu não me oriento por ideologias, mas sim pela realidade, e tendo em conta as dificuldades encontradas e o muito que é exigido.
      A minha intervenção neste post, termina aqui.

      Eliminar
  6. Havia há 4 anos uma certa expectativa para estas eleições no que tocava à Junta de Freguesia de Forninhos. Para mim bastou passar meio ano para ficar com um pé atrás – foi com a escolha do “Dia da Freguesia” que senti que estavam a servir-se de Forninhos e não a servir Forninhos.
    A data escolhida, sabemos, foi o dia da Padroeira Santa Marinha, quando deveriam ter escolhido uma data civil, uma data importante para a história da terra que já representavam e não dias dedicados a santos. Hoje, não faz sentido nenhum, uma Junta ou Câmara dedicar aos santos um dia feriado. Além de que não levaram o assunto à Assembleia de Freguesia!
    E, no términus do mandato, temos a obra da Lameira, que esventraram em Julho último e, só não vê quem não quer, que somente fizeram o que fizeram para dizer que a obra foi iniciada por eles!
    Para mim não é importante qual a cor partidária que faz ou paga a obra, o que a população quer é o largo arranjado, pois levaram com o pó do Verão e agora estão a levar com a lama do Outono!
    Pelo meio ficaram coisas positivas também, monumento ao Combatente, alargamento do Cemitério, estruturas no Parque das Merendas, limpezas e plantação de árvores, eventos/festas, sondagens em S. Pedro, a candidatura para a criação do “livro”, mas pelo meio também ficou por fazer o saneamento básico, numa rua, logo, na rua de um ex-Presidente de Junta (do PS)!
    Se isto não é castigar quem tem opinião diferente e neles não votou…ou se é trabalhar para o bem comum…então “só sei que nada sei”.

    ResponderEliminar
  7. Se alguém pensa que me pode intimidar, que se desengane. Lá vai o tempo em que inocentemente reagia de outra forma, quiçá intempestiva, mas no dia a dia em que aqui venho, amadureci e vejo as coisas com mais clareza ainda.
    Explico: poderá haver quem reclame o que a todos pertence e não vejo o arvorar de riquezas patrimoniais, como mais filhos que outros. Devia haver um imposto no qual a riqueza que levam para a cova, fosse bem paga.
    Todos sabem que aqui, neste espaço, se trabalha com enorme dignidade em prol de Forninhos, desinteressadamente e que já tornou esta terra mais conhecida no mundo, mais que qualquer rico ou "político".
    Só não vê tal, os ressabiados com inveja deste sucesso.
    Claro que fiquei triste por continuar a mesma filosofia em Forninhos, mas alegre
    por ver os profissionais da política e candidatos à Câmara, alguma arrogância que espalhavam, sentirem agora o sabor amargo da derrota.
    Faltou alguma humildade, houve abusos e falta de educação, tal como o acto cometido no adro da Senhora dos Verdes na festa do Espírito Santo por um candidato e seus lacaios, que nem o Divino perdoou, brindando-os com a derrota. E agora começam a aparecer os arautos de como viver em democracia... por amor da santa!
    Ao maior derrotado de Forninhos, tive a hombridade em lhe enviar um abraço, sem cinismo, eu que tanto o critiquei no bom sentido, tal estarei dia a dia atento ao desenrolar do trabalho da presidente eleita.
    Isto tem um nome: DEMOCRACIA!
    Acima de tudo Forninhos!!!

    ResponderEliminar
  8. Paula, desejo que Forninhos tenha uma boa cobertura/direção política... Que venham tempos de crescimento e paz!... Haja ESPERANÇA!

    Um grande abraço... Até breve...

    ResponderEliminar
  9. Boa noite, antes demais uma saudação à eleita e sua comitiva, viver em democracia é isto mesmo, aceitar a escolha do povo, mesmo que não sejamos apoiantes dessa parte, agora à que esperar pelo futuro e desejar que este novo grupo não se sirva de Forninhos para se mostrar e disso tirar partido, pois os Forninhense escolheram alguém que olhe pela terra e não para outras coisas, Forninhos necessita sim é de alguém que a faca avançar.

    ResponderEliminar
  10. Enquanto continuar viva a semente do tabú, do pensava "extinto" Estado Novo, o tal que alguns continuam a manter como culto, o estado deste país e seus filhos, continua e continuará a sofrer cada vez mais.
    Basta ver o ranking da miséria, desemprego e o cavalgar da fome.
    Já fui avisado para não criticar e muito menos por escrito, inércias políticas e mentiras compulsivas. Dizem-me que isso é para os políticos, eles é que ganham o dinheiro...
    Ao que chegou o desinteresse pelo dever de cidadania. O defender o bem comum.
    Ontem li um artigo num dos jornais diários de maior tiragem nacional, escrito por um renomado professor universitário, que na súmula do rescaldo destas eleições, deixa espaço de meditação e alertas.
    " Estas eleições autárquicas trouxeram uma profunda renovação dos protagonistas, mais de metade dos presidentes de câmara é estreante no cargo..."
    Também diz que o poder local se pode maquilhar, mas dificilmente se reformará. continuando refém de um pequeno grupo de corruptos com cerca de dez por cento, mas que domina os restantes noventa.
    Mas também diz: " A MAIORIA DOS AUTARCAS É GENTE MATERIALMENTE SÉRIA. EXERCE AS SUAS FUNÇÕES COM COMPRTÊNCIA".
    E chama a terreiro também os vereadores do Urbanismo que permitem a valorização obscena de terrenos e derrapagens escandalosas aos financiadores de partidos. Apenas alguns exemplos. Alienam o poder popular a troco de inúmeras vantagens pessoais. Prostituem a sua função.
    Como atrás disse, a maioria dos autarcas é materialmente séria e competente, mas ao silenciarem-se perante os corruptos, são igualmente responsáveis.
    Anestesiados pelas benesses que os lugares lhes concedem.
    Estes cargos conferem prestígio social, emprego para protegidos. A proximidade do poder traz estas vantagens das quais não querem abdicar.
    " Deslumbrados, e apesar dos mecanismos de corrupção com que convivem, tentam demarcar-se. Mas são igualmente cúmplices".
    Já o ditado popular reza " é tão ladrão o que vai à horta como o que fica à porta".
    Só se a sua denúncia face às situações que tão bem conhecem, poderia regenerar o poder autárquico.

    Boa tarde a todos.

    ResponderEliminar
  11. Concordo que temos de aceitar a escolha do povo, mas é interessante observar que dependendo da pessoa, do momento, do objectivo, do interesse, uns são os “maus”, outros são os “bons” ou até os “santos”. Na minha terra foi sempre isto que me desgostou, dessa atitude de ser fraco com os fortes e forte com os fracos!
    Dei comigo a pensar nisto…!
    Se virmos bem, a freguesia de Forninhos sempre foi “governada” pela direita política e, em tempos de eleições, o povo continua a dar votos a esta mesma direita. E não venham dizer-me que é pelo trabalho demonstrado e qualidades das pessoas, pelo contrário, é porque os velhos (e jovens também) só conhecem o símbolo da chaminé, porque alguém há muito lhes disse e ensinou que a chaminé é que era boa e os outros são todos comunistas e maus. O que é que se pode fazer com isto?
    Temos tanto património digno de se ver e mostrar se devidamente restaurado e conservado, mas afinal temos tudo e não temos nada. Podíamos ser uma aldeia turística, uma vez que somos tão ricos em história, mas se olharem à volta o que vêem? Nada, apenas pessoas sem ideias que psicologicamente não olham a meios para atingir os fins.
    A campanha eleitoral que devia servir para explicar as ideias e os projectos, sabemos que alguns optaram pelo insulto. Outros usaram a mentira e muita “graixa”.
    E, acrescento, não me lembro haver em Forninhos tanta vaidade na Junta…já sabemos bem a que a vaidade conduz…!
    Como alguém me disse: Forninhos tem o que merece!

    ResponderEliminar
  12. Pensava ser mais fácil vir a este Post e na boa fé deixar comentários no mínimo actuais com a realidade face ao estado do país e sobretudo de Forninhos.
    No desencanto apetece desligar e dizer: é assim que querem, governem-se!
    Isso seria cómodo e um alívio para quem irá continuar a PRESTAR CONTAS do passado, presente e futuro.
    Na esperança que os sorrisos continuem a iluminar, mas de forma sincera, o rosto que em tantas festas se viram, sinal de que tudo estava bem, fruto do dever cumprido. É o meu voto.
    Os "suportes" físicos e financeiros, começam a avançar na idade e os mais novos e lúcidos começam mesmo à distância a estar atentos e críticos.
    Tão filhos como os residentes, ainda não vi Edital algum a dizer que nasceu em Forninhos foi proscrito e os que foram para lá e vaidosamente dizem que foram o esteio da terra, são os bons lutadores pelo progresso.
    Deverá ser em sonhos, ou num copo e um petisco. chamo antes, HIPOCRISIA.
    Nem se apercebem de ser a presa fácil ou então até gostam de acompanhar com fulano e cicrano. Por vaidade e interesse.
    Como se a autarquia tivesse criado tanto posto de trabalho e desenvolvimento, a não ser que nas costadas voltadas à nossa terra, a sombra fizesse milagres!
    Meus senhores, peçam à Câmara de Aguiar da Beira quais os projectos a ela submetida pela Junta, os motivos de aprovação ou recusa e respectivo caderno de encargos.
    Se não souberem ler ou interpretar, peçam ajuda e aí sim, talvez acordem!
    Eu pessoalmente solicitei à Câmara determinado elemento para um estudo neste Blog, e continuo a aguardar. Até foi o e-mail ao cuidado do sr. presidente
    Tal como o largo da Lameira, haja esperança.
    Caramba, já cheira mal, mais que a esturro!!!.

    ResponderEliminar
  13. Ter memória é a melhor coisa que podemos e devemos ter, quer para a sociedade, quer para a família e é a registar aqui (no blog dos forninhenses) as coisas boas e menos boas que nós vivemos que nos vem tanta memória.
    Às vezes, à minha memória, sem querer, vem de tudo, mesmo recordações desagradáveis de um passado público que pode até já ser longínquo para alguns/algumas, que já se esqueceram que Forninhos nunca contou para nada, a não ser para os votos, mas que para mim está fresco como se fosse hoje.
    A verdade é que nós fomos sempre os parentes pobres da Vila de Aguiar da Beira, e é por isso que não entendo as pessoas que têm falta de memória ou que a querem branquear, por variadíssimas questões.

    ResponderEliminar
  14. Olá Paula, sobre as autárquicas o que desejo é que os eleitos de cada freguesia, e neste caso na vossa freguesia possam fazer algo que contribua para o bem estar e progresso das suas gentes. Um beijinho Ailime

    ResponderEliminar
  15. Pelo menos, a partir da próxima semana, os eleitos ficam com a responsabilidade de executar o seu programa. Do que li, muito sinceramente, não vejo nada no programa do PSD que traga desenvolvimento ou progresso à freguesia de Forninhos, mas se a maioria decidiu, devemos respeitar. Já a minoria, acho que pode ter um papel muito importante nos próximos 4 anos, que é fiscalizar e exigir que o seu programa também seja executado, principalmente, exigindo que se promova as actividades económicas da freguesia, nomeadamente as de Turismo. Creio que este é o único ponto que pode trazer progresso a esta terra e às suas gentes.
    Também sobre a Economia e Desenvolvimento Local – o programa dos Independentes, além de outras coisas promete, felizmente e finalmente, o que já devia ter sido feito há muito…que são os incentivos à requalificação urbana: através de benefícios municipais, nomeadamente fiscais, para reconstrução de habitações degradadas e para construção da 2.ª habitação...
    É de louvar!

    ResponderEliminar
  16. Sinceramente que sinto alguma preocupação, agora que a tomada de posse das personalidades eleitas se aproxima a passos largos.
    Li com a atenção que qualquer cidadão deve ter perante o passado, presente e futuro, advindas das suas raízes e dos seus, Nós, filhos dessa terra da qual também saímos, cada qual com o seu tipo de sonhos e continuamos a fazer parte, com amor e orgulho. E trabalho...
    Li atentamente as mensagens dos candidatos das listas apresentadas a sufrágio e respectivos compromissos, compreensivelmente díspares nas promessas de mudança.
    Partilho com vocês e vossa permissão, essa "preocupação":
    É " bom" falar utópicamente (uso o termo por as coisas na leviandade não serem assumidas por quem devia...) na certeza de que aqui, por minha parte e sobre o que digo, assumo responsabilidades no acompanhamento crítico de vencedores e vencidos.
    Aos vencedores, o benefício da dúvida e da muita esperança. Um direito de cobrança de promessas legítimas de qualquer munícipe.
    Aos vencidos, dignidade na partilha da mudança.
    Na minha terra, Forninhos, como irá ser o futuro, o da continuidade do nada feito?
    Num mandato com uma Câmara que dela usou e abusou na indiferença, (falo de Forninhos), rebaixados ao "pai incógnito", tal filho bastardo, com obras já deixadas em projecto sem o tratamento minimamente merecido, a não ser em festas e mais festas e inaugurações beneméritas, qual a postura a ter pela nova Junta de Freguesia perante este novo cenário em que a arrogância clara tem de ser comedida, melhor, lúcida e humilde; e capaz!
    Estará este elenco para isso preparado? Deus queira, até porque as festanças, com o já há altura cenário macro/económico, aconselhavam medidas comedidas.
    Sejam humildes, porque se ainda quando tinham o "rei na barriga", pouco se fez, agora terão com certeza de ser mais inteligentes na procura do que dizem sobre a "prossecução" do progresso. Deixaram por imperativos de ser acólitos e com a vossa inteligência, aprendam a andar sózinhos.
    Presumo e acredito, sem revanchismo da nova Câmara Municipal eleita!
    Basta querer, pois como diz a "Mensagem do Candidato", o vosso, quatro anos de experiência é muita coisa.
    Felicidades.

    ResponderEliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.