Seguidores

quinta-feira, 3 de abril de 2014

O arbusto das flores da Páscoa: as "aleluias"


No primeiro Domingo a seguir à primeira lua cheia, depois do equinócio da Primavera, chega a celebração da Páscoa e a deste ano é já daqui a pouco mais de 2 semanas. Então sempre que se aproxima esse período um pequeno arbusto conhecido popularmente em Forninhos por "aleluias", rapidamente fica coberto de pequenas flores brancas que os primeiros calores fazem desabrochar e com igual celeridade secam.


As flores das "aleluias" são designadas em outros locais por "pascoinhas". Em concreto anunciam o tempo pascal, por isso como presságio deixo uma espécime que encontrei num jardim público da Amadora.
Gosto muito das "aleluias", espero que gostem também :-)

28 comentários:

  1. Lindas flores, Paula! Aleluias!!!
    Também lindo é o significado da verdadeira Páscoa!...

    Um beijo e o meu abraço

    ResponderEliminar
  2. Belas as fotos desta flor tão especial que recordo que também adornava, juntamente com camélias, alguns ramos no Dia de Ramos.
    Para os cristãos e cada um à sua maneira, a Páscoa é a celebração do renascer, ressuscitar, como outros credos no seu fervor, têm as respeitosas celebrações.
    Tal como a mãe natureza se foi despindo no Outono e sofreu as agruras do Inverno, renasce resplandecente nestas belas, apesar de efémeras "aleluias", imaculadas na sua brancura que a quentura dos primeiros raios de sol "ressuscitou", anunciando a Páscoa e já cantando Aleluia!
    Belo post que apela á esperança e recorda que depois da tempestade vem a bonança.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lembro melhor no Domingo de Páscoa colocar-se na mesa um raminho de aleluias.
      Mas é +ou- como dizes, as "aleluias" anunciam a "ressurreição" da terra e da natureza e o fim do Inverno que, diga-se de passagem, continua, pois estamos ser brindados com um tempo de frio e chuva. Felizmente que a Primavera continua com "aleluias" e miríades de flores sem nome.

      Eliminar
    2. Anónimo4/11/2023

      Estas flores lembram-me as minhas avós. Uma tinha um grande arbusto no fundo do quintal, a outra junto ao portão da entrada. Trazem à memória os dias de Páscoa em família, na minha infância.

      Eliminar
  3. Estou sempre a aprender.

    Desconhecia o nome dessas singelas e belíssimas flores.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viver e Aprender é um lema antigo, mas muito certo.
      Obrigada pela visita. Gosto de aqui encontrar pessoas novas. Volte sempre.

      Beijinhos**

      Eliminar
  4. Oi Paula,
    é incrível como a natureza anuncia e dá sinais dos acontecimentos à surgir, essa plantinha é lindas com suas flores pequenas e singelas, vem anunciar que é tempo de páscoa, lindo... aleluia, aleluia!
    Beijos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É, umas vezes mais cedo, outras mais tarde, mas quase sempre em Abril, surgem as "aleluias" a anunciar que é tempo de Páscoa. Outras flores, como as "campaínhas" (que em outros locais se chamam "candeias") aparecem aquando das lides da poda, ali por Fevereiro, para "avisar" que a Primavera está para chegar...

      Eliminar
  5. Quando adolescente sempre visitava uma amiga , e
    sempre sentia o perfume desta planta , é maravilhosa,
    agora de vez em quanto passo por alguns lugares e sinto
    o perfume , lembro-me dela , o perfume ficou registrado.
    bjs
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os cheiros são um activador das memórias e dos lugares. Eu tenho gravado na minha memória o cheiro de uma roseira que deitava para um caminho onde passei muitas vezes e ainda hoje quando lá passo sei exactamente a que cheirava.

      Eliminar
  6. Que lindas flores aleluias! Um amor!Adorei ver e imagino tudo rodeado delas! Acabei de ver um lindo filme português e lembrei de todos amigos de lá: É o Gaiola dourada. Muito bom! abração,chica

    ResponderEliminar
  7. ALELUIA, para essas belas "aleluias"! Lindas, Paula. Parabéns pelas belas imagens e explicações. Na região serrana do Rio de Janeiro, emendando com Minas Gerais por essa época estão floridas as "quaresmeiras", árvores frondosas todas repletas de flores roxas...que lembram a Quaresma! Sua postagem, com as "aleluias", trouxe-me esta lembrança...
    Bom final de semana, Paula e Xico, com abraços...
    da Lúcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei de saber das "quaresmeiras".
      A cor símbolo da Quaresma é o roxo, daí que em Forninhos associam à Quaresma os lírios roxos e a flor de lilás.
      Um bom fim de semana. Bj**

      Eliminar
  8. São lindas estas flores.
    Por aqui também já há muitas nos jardins,a minha sogra tem no quintal.
    Desconhecia o nome delas.Obrigada pela partilha,estamos sempre a aprender.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  9. Olá!
    Tudo bem?
    São tão mimosas e essas histórias...Lindas!

    ResponderEliminar
  10. Já se faz sentir a Páscoa.
    Aleluia.
    É verdade bonitas flores.
    Só é triste o sol ter permanecido tão pouco tempo e ter regressado a chuva, esperemos que a "Primavera" chegue depressa.

    ResponderEliminar
  11. Olá Paula,
    Mesmo longe de Forninhos, na Amadora, não esquece estas bonitas flores, relembrando o seu simbolismo em Forninhos.
    Meu abraço,
    Manuel Tomaz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre preferi mostrar imagens de Forninhos, mas se os que lá vivem e por lá passam a toda a hora não querem fotografar e enviar, não vale a pena insistir, só que também não desisto, em qualquer lugar a “mãe natureza” pode oferecer-nos belas flores iguais à da nossa terra.
      Um abraço tbm.

      Eliminar
  12. Estas singelas flores, tão próprias desta época, são um convite à poesia, por isso não resisto em aqui deixar o "Convite" para se deliciarem com este belo poema de Miguel Torga:

    Vamos, ressuscitados, colher flores!
    Flores de giesta e tojo, oiro sem preço...
    Vamos àquele cabeço
    Engrinaldar a esperança;
    Temos calor no corpo entorpecido;
    Vamos! Depressa!
    A vida recomeça!
    A seiva acorda, nada está perdido!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Xico, o 'convite' é apenas para nos deliciarmos com o poema ou é antes para abrir o apetite e a vontade de partir para os campos da nossa aldeia e ver como eles estão bonitos?

      Eliminar
    2. O poema, por tal ser, pretende trazer também essa vontade de largarmos pelos nossos campos fora, assim o tempo permita e meter inveja aquando aqui retratados, por uma pequena aldeia, ter quadros tão bonitos!

      Eliminar
  13. Até que enfim sei o que são "aleluias" ou "pascoinhas"! Afinal já vi flores destas mas não imagino qual o verdadeiro nome do arbusto, o que não tem importância nenhuma já que as flores são conhecidas como "pascoinhas".
    E como diz o belo poema de M.Torga, "a seiva acorda, nada está perdido". Seja num jardim na Amadora ou em Forninhos, as flores sabem sempre quando devem surgir.
    xx

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Laura, o tempo vai chuvoso e frio tanto na cidade como pela aldeia, no entanto, "faça chuva ou faça sol" a natureza segue o seu caminho e em qualquer jardim temos a oportunidade de encontrar belas flores.
      Agora já sabe o que são "aleluias" e/ou "pascoinhas".
      Bom fs.

      Eliminar
  14. Boa noite Paula, imagine que não sabia o nome dessas flores que adornam alguns jardins por esta época! Lindas essas aleluias e bem branquinhas que anunciam o ressurgimento da Luz, como que a convidar-nos para a celebração da Páscoa. Muito obrigada pela belíssima partilha. Um beijinho e bom fim de semana. Ailime

    ResponderEliminar
  15. Por aqui, por enquanto, os chocolates fazem a festa. Um abraço, Yayá.

    ResponderEliminar
  16. Eu também gosto imenso das "aleluias"; fazem-me recordar a Páscoa, juntamente com os lírios, as camélias e as flores das cerejeiras. Em Lisboa tenho uma "aleluia", junto à janela do meu quarto e, existem muitas no Parque dos Moinhos de Sant´Ana, que fica em frente à minha casa.
    Em Forninhos tenho diversas em Valongo, Revedal e Serrado.
    Desejo uma boa Páscoa a todos,

    ResponderEliminar
  17. Há flores que fazem lembrar a Páscoa, porque a verdade é que as flores estavam sempre presentes, na procissão de Domingo de Páscoa, com tapetes pelas ruas habituais e na Visita Pascal, no tirar do Folar (que este ano é na Segunda-Feira); no centro da mesa do folar punha-se sempre um vaso com flores de aleluias e até os altares da Igreja ficavam ornamentados com aleluias também.
    Por acaso, no ano em que eu fui mordoma da Igreja enfeitamos os altares com flores de uma cerdeira que havia no jardim da Casa do Sr. Amaral. Era uma cerejeira que não dava cerejas e tinha uma flor cor-de-rosa muito linda e perfumada. Lembro-me como se fosse hoje duma igreja, que depois dos tons roxos da Quaresma (lírios, lilás e alecrim) ficou cheia de luz e perfumada. LINDA, pois a flor da cerejeira a par com a das amendoeiras é para mim uma das mais lindas. Não é por acaso que as cerejeiras em flor são celebradas em muitas terras, antes da festa da cereja que será lá para Junho.

    ResponderEliminar
  18. É assim também, Paula, por que são conhecidas estas florinhas na minha aldeia. Por florirem na época de Páscoa assim lhes chamamos. São mimosas e lindas.
    Comunhão de tradições e sentimentos
    Beijinho!
    ...................
    Ainda bem que gostou. com a correria do tempo, simplifica-se tudo
    Bjiiii

    ResponderEliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.