Seguidores

sábado, 31 de outubro de 2015

Juventude longe de Forninhos

Há uns anos atrás era este o retrato da juventude de Forninhos.
E hoje, qual é o retrato?
grupo de teatro amador
Sinceramente, não foram coisas que deixassem muitos frutos para muitos anos, mas do nosso arquivo sai hoje esta fotografia para que os jovens de Forninhos, pelo menos os que nasceram depois da minha geração, fiquem com a noção de que com base na música e na ligação religiosa entre as pessoas, nCentro havia animação, com algumas representações de peças de teatro, onde até havia um palco, magustos, festas de Natal, Cursos onde se aprendia um pouco de tudo: cozinhar, costurar, bordar, enfermagem, tratar de recém-nascidos, aulas de religião, etc...
Ainda hoje as pessoas da época se lembrarão desses momentos.

Casa/Capela Mortuária
Mas Forninhos despovoou-se e este imóvel pertença da igreja foi reconvertido para outra finalidade: Casa/Capela Mortuária. Isto deu a polémica do costume com uns a favor e outros contra, mas prevaleceu a pior solução e só depois de benzida em 2009 e inaugurada é que "os projectistas" chegaram à conclusão que as escadas são a pique e difíceis de subir pelos idosos e não só. Assim, passou-se à fase seguinte que foi, em 2011, a Câmara ou Junta (Igreja e Poder Local sempre de mãos dadas) aumentar e arranjar as escadas, ainda assim...

carreta-fúnebre
Há uns anos atrás, jazia no rés-do-chão do Centro, hoje Casa Mortuária, a carreta fúnebre utilizada nos anos 80 no transporte dos mortos, principalmente dos Valagotes (anexa de Forninhos). Perguntam porque não fizeram a Mortuária no rés-do-chão? Devido à humidade, água que escorre com facilidade da lage da Poupeira ali ao lado. Isto é que o dizem as pessoas com quem tenho falado. 
Às vezes a crítica ou polémica existe porque a população não tem conhecimento dos projectos. Mas em Forninhos é sempre assim: Primeiro fazem. Justificam depois!

27 comentários:

  1. Entre o oito e o oitenta...
    Outrora este edifício fervilhava de vida e hoje apenas as mortes ocasionais o "animam". Como as pessoas conseguem estes milagres de reverter os Testamentos e transformar o vinho em água!
    Sinceramente nem sei agora quem manda e orienta o que quer que seja.
    Um génio concebeu um dia que de um imóvel comunitário podia ser aproveitado para a cultura, palavra que engloba tudo o que tem por dentro a valorização humana das gentes das terras. Agora nada! Que interessam os vivos, vamos tratar dos mortos e...
    Foram levados em bolandas ao primeiro andar, porventura por ficarem mais perto do céu. Penso eu. Que importa. Não sentem os solavancos dos degraus de pedra, quer na ida, quer na descida, Deus queira que um dia algum dos "irmãos" não fique por debaixo de um caixão.
    Entrei neste espaço apenas uma vez por altura do falecimento de uma pessoa próxima, os meus familiares preferem ser velados em casa e fiquei com uma lágrima no canto do olho, rostos sombrios, vestimentas negras e nada daquele colorido de outrora de gaiatas de lenços berrantes...
    Quem tantos degraus subiu na vida, devia pelo menos ser retirado de forma condigna e direita...
    "Rex In Pax".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que agora a entrada e saída não é feita pelas escadas em granito, porque já fizeram uma rampa em cimento com acesso à lage da Poupeira.
      O problema é que os 'protogonistas' ainda hoje tudo fazem para convencer os outros, os que vivem longe, que não percebem nada de certas realidades locais, pois a mortuária tinha de ser feita no Centro e, sim, no 1.º andar que é um piso arejado e não no r/c que é húmido e menos espaçoso e, mais importante, um novo autarca presidente aumentou e arranjou as escadas!
      O problema persiste, mas o importante, é passar a mensagem que o tal presidente ajeitou as escadas!
      Estranha e patética mensagem!

      Eliminar
  2. Penso que obras erradas que" trazem água no bico" estão por todo o lado.

    Interesses e não o bem da comunidade falam mais alto.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também creio que as há em toda a parte!

      Bom domingo!

      Eliminar
  3. Não é penas aí,Xico! Aqui fazem,cada governante no seu período,esquecem as coisas importantes, depois abandonam... Pena! abraços,chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como já disse, não foram coisas que deixassem muitos frutos, daí o abandono por longos anos levou a que reaproveitassem o imóvel para a mortuária, mas que dá pena, dá!
      Abr./bom domingo!

      Eliminar
  4. Boa noite Paula,
    Que Deus nos ajude a todos para entender certos mistérios, que não os d'Ele!
    Foi pena que essa casa tivesse sido transformada em Capela Mortuária!
    Choca ver a escadaria com tão difícil acesso sobre a qual o comentário do Xico é bem elucidativo e com algum sentido de humor, que neste caso até se justifica.
    Fica o seu alerta para que conste!
    Desejo para Forninhos e principalmente para os seus habitantes melhor sorte!
    Beijinhos e bom fim-de-semana.
    Ailime

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, choca ver a escadaria, mas acho que ainda choca mais a comparação de imagens: numa a juventude/vida; noutra a velhice/morte.
      Obrigada e beijinhos, Ailime.

      Eliminar
    2. Boa noite Paula, certo, mas que para a última haja dignidade. Será muito dificil para as pessoas de muita idade e com dificuldade de locomoção subirem a escadaria para velarem os seus entes queridos e amigos como decerto gostariam e merecem.
      Houve falta de consideração para com a juventude e falta de respeito para com os mais velhos no meu fraco entendimento.
      Bjs e boa semana. Ailime

      Eliminar
  5. Infelizmente não deve ser o único lugar onde isto acontece! Curiosamente a nossa aldeia tem muita juventude! Tudo de bom!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ao contrário de outras aldeias, Forninhos não conseguiu, nem consegue, manter a sua juventude.
      Um abraço.

      Eliminar
  6. Notável este contraste , muito bem observado !!
    A Vida e a Morte , a Juventude e o Pesar ...
    O Passado e o Presente ...no mesmo lugar ..!
    Já estive nesse lugar ....!?

    Parabéns aos autores deste magnifico pormenor !
    Bom Domingo para os Forninhenses
    AMG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem observado, por pouco não foi "A Vida e a Morte" o título deste post.

      Boa semana, AMG.

      Eliminar
  7. Este post que a Paula nos apresenta, tem para mim, (que muitos aqui assinei), a carga mais emocionalmente pertubadora da nossa terra. A tristeza!
    Forninhos tem muitas valencias e capacidades que outras freguesia e paroquias tomaram ter. A casa do padre, por exemplo. De fronte para a igreja matriz, vai caindo e restando as oliveiras que nem dadas as azeitonas apanham.
    Uma casa linda aonde aqueles que na hora da partida ali se sentiriam mais perto de Deus.Mas estas milagrosas decisoes, perguntem a quem cabe, se a Judas ou a Pilatos.
    Sera que os nossos "mais velhos" nao mereciam uma outra atitude na hora da despedida?
    Afinal a casa do padre tem marcado algum destino especial?
    Vale dinheiro e muito .
    Entretanto os vivos sobem escadas para nas mesmas descerem os falecidos.
    Mas cheira que a casa do padre nao vai ficar abandonada...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O mundo é uma utopia, por tal vamos pensar que um dia podemos mudar o que vai mal.

      Eliminar
  8. Estimados Forninhenses

    Os projectistas " da morte "andam á solta . A Vida é uma tremenda ratoeira . Este vosso feliz exemplo das escadas da Vida....e ter que as subir no Dia da Partida , pode servir e pode levar-me a outros exemplos e reflexões....
    Por exemplo , o piso que se coloca nos acessos de espaços comerciais , onde com chuva todos " patinamos " para uma queda , que pode ser fatal !!
    Cada vez que chove , quedas e mais quedas de gente inocente e desprevenida,
    as estradas que nos leva e trás , mal iluminadas , de asfalto irregular , carroças nas bermas ...!! O mar , que nos trás " pão " , e onde , vezes sem fim , os " projectistas da vida " vão buscar a Morte !!
    É só ratoeiras !!!! É só escadas !!! Este Mundo .....

    Tenho fugido da "queda " e da Morte , tantas vezes , que vocês nem imaginem ,
    fujo , corro , mudo de sitio , de lugar , mas sempre ligado ao Mundo , dando a cara ,
    e de " escudo na mão" escolho o meu Melhor Destino ! Tem sido dificil , mas saboroso !! A minha Liberdade é o meu Património !!

    Mas ...se me permitem , sobre a foto ( 1 ) as crianças , a Alegria , Juventude e Esperança , alguém que me apresentararam nos anos noventa . Alguém das artes
    alguém com muitas capacidades e cultura. Essa pessoa dizia-me que trazer filhos a este Mundo ...era crime !! Assim desta forma , crime !! Fez-me confusão , era jovem , ganhava dinheiro. Subia as escadas da Vida , facilmente , e NÃO ( !! ) percebia aquela pessoa , cuja irmã também não tinha filhos ! Uma vivia em Lisboa e outra no Porto....( duas senhoras de nível ..!! )
    .....nunca mais as vi . Mas vinte anos depois , com tantos degraus que já subi , tantas quedas, mais degraus , mais dificuldades, feitos(as ) por projectistas e investigadores inteligentes , é caso para dizer , vinte anos depois percebo aquela senhora !! Este Mundo está sem Esperança ...e não será só Forninhos a trasformar casas de Cultura e Juventude em escadas para a Morte ( gue ) !!
    Porque os homens que perderam a Guerra acham que os outros também têm de ser infelizes !! É preciso resistir !! É preciso vencer !!

    Que nos laboratórios da Ciência se construa a Paz e não mais degraus , mais subidas , porque o " Céu está cada vez mais longe .." !!! Não tenham dúvidas !!
    Escrevi ontem noutro lugar , que , este jogo , esta Democracia , está nas tintas para os degras do seu Povo .

    Gr Abraço, vocês são notáveis !
    AMG

    Nota . Visitem em Lisboa , na Marquês de Tomar , Sabores da Beira Baixa , D Mila uma simpatia , imagens. produtos , promoção , gastronomia . Espero ainda ver Forninhos e a Beira Alta mais perto de mim !!!! Com a vossa Alma e resistência !!


    ResponderEliminar
  9. Realmente parece não fazer qualquer sentido, a casa mortuária, naquela que foi uma casa de cultura. Mas em Portugal a cultura está moribunda, e se depender de algumas cabeças iluminadas ela estará mesmo morta dentro em pouco. Ainda assim, o lugar continua a não ser razoável dadas as escadas.
    Enfim é o país que temos, as decisões de quem manda, impõem-se, quase sempre em volta do que lhes dá lucro, e o povo que se lixe.
    Um abraço e bom domingo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Provavelmente há 30 e tal anos todos duvidaríamos que daquela casa se fizesse uma casa de morte, mas é como a Elvira disse "...em Portugal a cultura está moribunda...".
      Abraço e boa semana.

      Eliminar
  10. Caramba, uma mudança e tanto, de um lugar animado/cultural p uma casa Mortuária!? Um retrato diferente, questionante e que pede medidas outras!...
    Ah! Há coisas sem "noção" em toda parte deste mundo...

    Um beijo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É caso para dizer "quem a viu e quem a vê"...

      Beijos.

      Eliminar
  11. Um post com um simbolismo tremendo! De como no tempo de duas ou três gerações, talvez, se passa de um local de vida para um local de morte.
    Não seriam de facto muitas as localidades a ter um grupo de teatro amador, e pelos vistos o Centro também era ponto de encontro para variados tipos de animação e aprendizagem. O problema é que muita gente terá partido em debandada. Não entendo contudo, que tendo passado a Casa Mortuária, tenha que sê-lo no piso superior. Acho que é a primeira vez que vejo uma situação destas...Um enorme obstáculo aquelas escadas, e até se torna surrealista, para não dizer ridículo, transportar os mortos para lá, "obrigar" pessoas com dificuldade e locomoção a ir velá-los, e voltarem a ser novamente retirados escadas abaixo. Nada conveniente e até perigoso!...
    Não haveria maneira de arranjar essa lage que faz escorrer essa água para o rés do chão?...
    Enfim, não entendo nada de construções!
    Boa noite, Paula! Por aqui tem chovido "a cântaros".
    xx

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se calhar, em todas as terras, no âmbito da igreja havia os "teatros" (assim falávamos), não sei...mas o problema não foi só a gente jovem que partiu, o que destruí muita coisa também foram as "politiquices baratas". Ainda não foi há muitos anos que os magustos da catequese eram no Centro, presentemente são na Sede da Junta de Freguesia.Mas estas coisas de se misturar a religião com a politica e poder local, a ninguém interessa! O que interessa é conseguir com estas misturas, mais uns votos!
      Também consigo ver que as escadas são um enorme obstáculo e que deve haver maneira de arranjar o rés-do-chão, mas não adianta porque a maioria diz isso mesmo: que não percebemos nada de construções!
      Boa noite, Laura! Espero que esteja melhor tempo por aí (vi algumas imagens na tv).

      Eliminar
  12. Oi Paula!
    Eu entendo o seu sentimento de desaprovação, realmente, a comparação entre as duas fotos gera esse sentimento, até pra nos outros, um local assim deveria ser mantido, revitalizado em prol da cultura local e que se arranjasse um outro pra casa mortuária.
    Beijos e um feliz novembro que começa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabe Fátima, agora, como costume, após a “terra queimada” fica a indignação e a memória.

      Beijos e bom mês de Novembro para si também.

      Eliminar
  13. Era curioso saber onde para aquela juventude de Forninhos.
    E polémicas e erros de calculo infelizmente existem em todas as terras.
    Um abraço e boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Embora longe, uma daquelas meninas continua dentro das suas possibilidades a contribuir para a divulgação e desenvolvimento da terra onde nasceu: eu :-)
      Boa semana e abraço tb.

      Eliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.